Dom Emiliano Lonati

0
4993

Nasceu em Brescia-Itália aos 3 de fevereiro de 1886. Ingressou na Província capuchinha de Milão, emitinso sua profissão religiosa aos 19 de março de l906. Foi ordenado presbítero aos 06 de agosto de 1913.

Professor e Vice-Mestre dos noviços capuchinhos na Itália. Veio ao Brasil em 1920.

Desobrigante em Barra do Corda, Grajaú e Carolina. Depois da morte de Dom Roberto Colombo, foi nomeado Administrador Apostólico da Prelazia de Grajaú e, em l930, Bispo-Prelado da mesma Prelazia.

Animou seus padres a realizarem obras notáveis de evangelização. Zelou a catequese e o apostolado entre os povos indígenas. Teve carinho especial pelos pobres e pelas crianças. Promoveu o desmembramento da Prelazia, dando origem àquela de Carolina. Erigiu as paróquias de Presidente Dutra, Tuntum, Sítio Novo, Esperantinópolis. Ficou quarenta anos a frente de seu rebanho. Em l966 entregou a responsabilidade da Diocese ao Bispo coadjudor, Dom Adolfo Bossi, permanecendo em Grajaú como Bispo emérito.

Morreu em Grajaú pranteado por todos aos 29 de setembro de 1971. Seus despojos descansam na Catedral onde foi Mestre e Pastor.