Carta de convocação da Assembleia Diocesana de Pastoral 2016

“A primeira e imediata tarefa do leigo não é a instituição e o desenvolvimento da comunidade cristã, mas sim o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e económica, da cultura, dos mass-media, das artes… ”

(Evangelii Nuntiandi 70)

Carta de convocação da Assembleia Diocesana de Pastoral 2016

Prezados irmãos e irmãs em Cristo,

ao aproximar-se de nossa Assembleia Diocesana, estou lhes enviando a costumeira carta de convocação, para definir os últimos detalhes. A mesma será realizada nos dias de 10 a 12 de Novembro de 2016. Diferentemente de nossas expectativas, ainda estamos na espera do novo Bispo diocesano e isso prejudica toda nossa caminhada pastoral, inclusive a própria Assembleia, que não poderá trabalhar no tradicional binómio: avaliação/planejamento. Por isso decidimos, por esta Assembleia, trabalhar um tema transversal, que poderá servir para o novo Bispo implementar suas prioridades pastorais. A temática, que pretendemos trabalhar, é o laicato, os leigos. Esta sugestão surgiu, também, a partir do Documento de estudo n.105, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB.

Portanto o tema de nossa Assembleia será: “Cristãos leigos e leigas, protagonistas na Igreja e na Sociedade”; sendo que o lema será: “Sal da Terra e Luz do Mundo Mt 5,13-14”.

Participarão da Assembleia: O Bispo, o Clero da Diocese, os Religiosos e as Religiosas, Voluntárias da caridade, os Coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos; Márcia Palhano, agente liberada da CPT;

5 delegados de: Nosso Senhor do Bonfim e São Francisco em Grajaú, Santa Cruz e Santa G.B. Molla em Barra do Corda, São Francisco de Assis em Arame, Nossa Senhora de Nazaré em Dom Pedro, São Sebastião em Presidente Dutra e São Raimundo Nonato em Tuntum, São José e São Francisco em Presidente Dutra;

3 delegados de: São Pedro e São Paulo em Joselândia, Nossa Senhora da Conceição em Sítio Novo, São Sebastião em Governador Archer, São João Batista em Formosa da Serra Negra;

2 delegados de: São José da Providência em Jacaré, São Pio em Itaipava, São José em São José dos Basílios e N.S. da Conceição em +Alto Brasil.

* Tendo em conta o Tema da Assembleia, pedimos encarecidamente aos Párocos que possam escolher, como representantes da Paróquia, leigos, que sejam engajados na Igreja e na Sociedade; de maneira que possam participar ativamente dos vários momentos e contribuir na reflexão e no encaminhamento das propostas.

* Para garantir uma melhor organização da nossa Assembleia, pedimos que informem os nomes dos delegados de sua paróquia até o dia 06 de Novembro, por telefone (99) 3532-6278 (falar com Thiago Borges) ou por e-mail: [email protected] .

A Assembleia acontecerá no Centro Diocesano de Pastoral em Barra do Corda, iniciando no dia 10 às 18:00h com o jantar e encerrando no dia 12, à noite, com a Missa na Igreja S. Cruz, durante a qual será encerrado o Ano Santo em nível diocesano. De fato este ano o encerramento da Assembleia será antecipado, para permitir a todos os delegados e seus Párocos de voltarem para suas Paróquias, para fazer o encerramento do Ano Santo da Misericórdia.

Os participantes devem levar: Bíblia, caderno, caneta e objetos de uso pessoal.

É importante que os Párocos promovam, pelo menos, uma reunião do Conselho Pastoral e outros momentos nas Comunidades, para que suas Paróquias possam estar em sintonia com que estará sendo trabalhado na Assembleia. É oportuno, também, envolver todas as comunidades, para que façam intercessões e súplicas, durante as Missas e as Celebrações da Palavra.

Durante a Assembleia os Padres devem se organizar, para que os leigos tomem de conta das Celebrações litúrgicas nas Paróquias.

Em Cristo

Pe. Marcos Bassani