Imposição das Cinzas convida o cristão a crer no Evangelho

Começou a Quaresma, e a missa da quarta-feira de cinzas (10), na Igreja Catedral Nosso Senhor do Bonfim, foi o marco da abertura deste período de santificação; durante os próximos 40 dias, os católicos se preparam para a Páscoa, e na tradicional missa das cinzas, muitos fiéis compareceram para se purificar após o período carnavalesco.

Para o bispo diocesano, dom Franco Cuter que presidiu a celebração, a tradicional missa da “Quarta-feira de Cinzas” representa um momento de reflexão e arrependimento diante de Deus, como também o início de uma longa caminhada de penitencia e conversão.

A Quaresma é o tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais freqüente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola (ver MT 6,1-6.16-18).

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta-feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Além de ser uma purificação após o período do Carnaval, e início da Quaresma, é também o lançamento da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); este ano de 2016, com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. A iniciativa reflete a necessidade da preservação ambiental e as ações serão realizadas nos próximos dias.

Veja fotos da Missa de Cinzas na Catedral Nosso Senhor do Bonfim